A ginastica v gt
RESUMO: OLIVEIRA, Vitor M. de Oliveira. O que é Educação Física. São Paulo. Ed Bras. 1943.
Tavico Oliveira
A ginástica – natural ou artificial – deve ser analisada à luz dos seus objetivos. Os exercícios analíticos têm aplicações para os fins corretivos a que originalmente se destinavam. Foi, ainda, a partir de conhecimentos sobre anatomia, fisiologia e outras disciplinas afins, que o professor de educação física adquiriu status profissional.
Encarada a Educação Física essencialmente sob o seu aspecto biológico, o professor fica reduzido simplesmente a um ’’ educador físico’’. Os gestos esportivos envolvem um tal domínio do tempo e do espaço que se equiparam aos”mais belos espetáculos de dança, as mais belas cadencias da linguagem, os mais belos ritmos arquitetônicos e esculturais, ou os mais belos jogos de cores e de luz’’.
Mestre, hoje é física ou bola? ’’ Essa pergunta, muito ouvida por professores de educação física, leva - nos a uma série de exercícios, não muito bem assimilados, geralmente analíticos. Desde a antiguidade clássica muitos pensadores consideram a ginástica uma ciência. Aristóteles, quando a ela se referia, chamava’’ a ciência da ginástica’’. Normalmente aceita-se que o método empregado determina se uma área do conhecimento pode receber o credito do cientifico. Para isso, é necessário que o seu objeto seja investigado com a utilização do chamado’’método cientifico’’.
Este método pressupõe ser possível à previsão da ocorrência de um determinado fato, se as condições que se apresentarem forem semelhantes aquelas já experimentadas. O seu rigor impõe, ainda, uma validade cientifica somente á observação empírica, aquela que considera o seu objeto diretamente.
1 Comentários:
Prezado Tavico,
Meu comentário sobre seu texto\resumo inicia lembrando que um resumo deve conter: exposição do tema central, perspectiva do autor e seus argumentos ou caminhos pelos quais passa para falar do tema e de sua perspectiva. Perceba que você não inicia seu resumo expondo qual é o tema central do texto que você leu, tão pouco faz referência ao autor, ou seja, que você está falando de um autor, logo que tais idéias não são suas. Sobre a perspectiva do autor, também você não faz qualquer referência. Você inicia diretamente escrevendo sobre a ginástica, logo, fazendo pensar que o tema central do texto é a ginástica, sendo que não é. A ginástica é um dos pontos que o autor aborda como ponto de partida para falar do tema central: a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física, sob uma perspectiva histórica. Concernente aos pontos que o autor aborda ao longo do texto, é preciso se atente a eles mais do que a uma descrição de seus elementos. Por exemplo, quando você fala da ginástica “natural ou artificial”, para um resumo, não necessário que você descreva suas características tal com fez de maneira elementar. É preciso apenas que você diga que o autor ao tratar do tema central iniciou a discussão pela história da ginástica desde a Grécia até o período moderno. Pense que você vai preparar um leitor, através de seu resumo, para que ele possa ler o texto de Oliveira na íntegra.
Para tanto, vou lhe sugerir a seguir um modo de iniciar o resumo:
“O texto tem como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar responder a tal questão, Oliveira recorre aos estudos historiográficos e a uma reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação física bem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência”.
A partir daí, você pode por exemplo, descrever em uma ou duas linhas no máximo, cada uma das faces da educação física conforme o sentido que o autor coloca para cada elemento citado. Já que, se você reler seu resumo perceberá que não são expostos os pontos: medicina, cultura, esporte, jogo, política. Mas você se atem a ginástica moderna, sem identificá-la, e sobre a ciência, sem também relacioná-la à problemática central do texto.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial