terça-feira, 4 de março de 2008

Existe pelo menos um ponto em comum entre varias concepções

RESUMO: JR. GHIRALDELLI, Paulo. Educação Física Progressista. 9ª ed. São Paulo. 2004

Tavico Oliveira

Existe pelo menos um ponto em comum entre varias concepções de Educação Física: a insistência na tese da Educação Física como atividade capaz de garantir a aquisição e manutenção da saúde individual. No caso da Educação Física Higienista, a ênfase em relação à questão da saúde esta em primeiro plano. Para tal concepção, cabe a Educação física um papel fundamental na formação de homens e mulheres sadios, fortes, dispostos a ação.
Diferentemente da Educação Física higienista, que se acredita capaz de ‘’redimir o povo de seu pecado mortal, que é a ignorância ‘’, e que o leva as condições de deterioração da saúde, a Educação Física Militarista, por sua vez, visa à formação do ‘’cidadão soldado‘’, capaz de obedecer cegamente e de servir de exemplo para o restante da juventude pela sua bravura e coragem. Tanto a Educação Física Higienista como a Educação Militarista não colocam, de forma sistemática e contundente, a problemática da Educação Física como uma atividade prioritariamente educativa, ou seja, como disciplina comum aos currículos escolares.
A Educação Física Pedagogicista esta preocupada com a juventude que freqüenta as escolas. A ginástica, a dança, o desporto etc. é meio de educação do alunado. Como a Educação Física Militarista, a Educação Física Competivista também esta a serviço de uma hierarquização e elitização social. Ao contrario das concepções anteriormente citadas, a Educação Física Popular não revela uma produção teórica (livros, periódicos, teses etc.).
Abordamos as concepções de Educação Física presentes na realidade brasileira de forma analítica. Procuramos levantar as características fundamentais e essências a cada uma das concepções de Educação Física que, num primeiro momento, emergem empiricamente do contexto social.

1 Comentários:

Às 23 de março de 2008 às 20:03 , Blogger Fundamentos e Concepções Educação Física Esporte disse...

Prezado Tavico,
Arrume o título da seguinte forma e justifique\alinhe o texto:
Resumo: GUIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Introdução; As filosofias subjacentes às concepções de educação física. Educação física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a educação física brasileira. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Você apresenta parcialmente, logo de início, o tema central e a perspectiva do autor (dois primeiros critérios). Quanto ao tema central, você deveria ter sido mais enfático e claro. A partir disso, adianto que o “tema central do texto é a apresentação das cinco principais correntes da educação física brasileira segundo a visão de Guiraldelli Junior, cuja perspectiva é história, sociológica, filosófica e crítica”. A questão do ponto em comum entre as concepções, é fruto da investigação do autor e não objeto de busca ou tema central. Mas, de qualquer forma, é cabível prosseguir com essa exposição. Quanto ao restante do resumo, está bom. Embora você tenha repetido algumas idéias e termos, algo que para um resumo não é interessante. Por exemplo, você repete sobre a Educação Física Militarista e Higienista. Procure dar uma linearidade ao resumo. E quanto à sua escrita tal como está, ela tem suas vantagens, pois você demonstra habilidades básicas no manejo das relações entre os elementos do texto. Tente ser mais autônomo na escrita. Só faltou um detalhe para cada concepção, os respectivos pensamentos que originam cada uma das concepções. Em ordem: liberalismo, nazismo e fascismo, liberalismo, liberalismo e Movimento Operário e Popular. Por fim, releia seu texto e preste atenção nas frases e idéias incompletas.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial